Com 6 anos de tradição em estudos voltados as briófitas presentes na Antártica, o Laboratório de Criptógamas da Universidade de Brasília inicia as atividades de seu mais novo projeto - Bryoantar.

O projeto Bryoantar tem o intuito de coletar amostras de solo, água e ar da região Antártica, para realizar estudos com o DNA ambiental, visando o entendimento dos organismos presentes na localidade (principalmente as plantas), bem como aqueles que estão se deslocando até a região ou ainda, acidentalmente, sendo introduzidos.

 

Essa diferenciação é importante, pois com as mudanças climáticas, em especial o aquecimento do ambiente, que na localidade é maior, novas espécies podem futuramente se estabelecer, demandando um manejo adequado dessas.

 

Foto: Marcelo Jatobá / Secom UnB
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.